Algumas curiosidades sobre Florianópolis

 

Florianópolis

 

Neste post eu gostaria de escrever sobre algumas curiosidades  sobre Florianópolis que amei.

 |Quer saber mais sobre Florianópolis?|

Quando nos interessamos pela história do local  ao qual estamos viajando é que acabamos descobrindo muitas coisas interessantes.

Curiosidades sobre  Florianópolis

Sambaquis

 

Quem já ouviu falar de uma praia em Floripa chamada Sambaqui?

Pois bem,  no ônibus eu conheci um garoto de uns 13 anos (eu acho) o nome dele é Pedro. Ele foi me falando  de Florianópolis com tanta prazer, dizendo que eu iria amar aquele lugar e me contou um pouco sobre  uma praia: Sambaqui.

Pois bem, esse garoto me falou  que esse povo sambaqui, como eram chamados, formaram as montanhas com o que era descartado.

E eu fiquei muito curiosa quanto ao assunto e fui pesquisar.

Mas o que são os sambaquis?

Os sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. Essas conchas eram descartadas após o consumo dos moluscos, formando imensas montanhas. Apesar de conhecermos os casos do litoral brasileiro, como em Santa Catarina, onde se encontram os maiores do mundo, há indícios de sambaquis na Europa, na América e na África.

A palavra sambaqui tem raiz etimológica no tupi-guarani, significando depósito de conchas. Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui. Os concheiros, como também são chamados os sambaquis, medem, no Brasil, entre 2 e 20 metros de altura, podendo chegar a 100 metros de diâmetro. Alguns são datados com mais de 5000 anos.

Fonte: Mundo Educação

Eu achei isto  muito interessante, imagina uma montanha só com restos  destes materiais? Imagina quantos anos para formar essa montanha?

Quando for a praia do Sambaqui, lembre-se desta história.

 

Antonie Saint -Exupéry autor do livro O Pequeno Príncipe no Campeche

 

Quem já ouviu falar do Campeche em Floripa?

Pois bem, vamos entender  um pouco sobre o que aconteceu no Campeche:

Em 1923 criou- se a primeira linha aérea francesa da empresa Latécoére de serviço de correio aéreo chamada Aéropostale, cujo local estabelecido era no campeche em Floripa.

Então, como o   escritor Antoine de Saint-Exupéry autor do livro “O Pequeno Príncipe”  era um aviador desta empresa, em sua escala no Brasil ele ficava  no Campeche em Florianópolis.

No Campeche ele tinha um amigo Manuel Rafael Inácio, conhecido com seu Deca que não conseguia falar o nome de Saint- Exupery então o chamava de “Zeperry”. Os dois andavam pelas dunas do campeche e saboreavam peixes.

Em homenagem ao autor  há no Campeche uma avenida principal cujo nome é: Avenida Pequeno Príncipe.

Tudo isto está registrado numa exposição na rodoviária de Florianópolis sobre a história da Aéropostale em  Florianópolis.

Imagina só inspirações para os livros dele vindo de Floripa?

Agora quando você for ao campeche lembre-se que ali foi um cenário importante na história deste famoso escritor.

Estas são apenas duas das histórias que trouxe, agora imagina quanta coisa legal temos pra conhecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code