A cidade histórica de São João Del Rei

Igreja São Francisco- São João Del Rei

Igreja de São Francisco

Hoje eu irei falar da bela cidade histórica de São João Del Rei (SJDR) que foi declarada como patrimônio histórico do Brasil.

O lugar foi ocupado no final do século XVII, quando foi encontrado ouro no ribeirão de São Francisco por Tomé Portes Del Rei.

Antes de receber  o nome atual , recebeu os seguintes nomes:

  1.  Arraial novo de Nossa Senhora do Pilar
  2. Arraial novo do Rio das Mortes
  3. Vila de São João del Rei

E finalmente cidade de São João Del Rei (1838), que foi em honra  a Dom João V, rei de Portugal.

A cidade além do ouro também desenvolveu a agricultura e pecuária, o que consequentemente a ajudou  muito quando veio a crise aurífera.

A cidade é repleta de  edifícios coloniais, igrejas em estilo barroco e muitos nomes importantes estão ligados a ela como: Tancredo Neves ( foi presidente do Brasil) Guilhermina da Silveira e Barbara Heliodora.

São João Del Rei também é conhecida como a cidade dos sinos, em SJDR os sinos falam. Isto mesmo! Conforme as batidas, os moradores sabem por exemplo: Se morreu alguém e se era homem ou mulher, sabem o horário da missa e muitas outras coisas. Achei muito interessante isto!

Outra coisa que achei interessante é o contraste dos casarões coloniais com as construções modernas.

 

O que fazer  em São João Del Rei

  • Visitar Igrejas

São João Del ReiSão João Del Rei

 

 

  • Museu Regional

  • Museu de Arte Sacra

  • Memorial Tancredo Neves

Memorial Tancredo Neves- São João Del Rei

Memorial Tancredo Neves

  • Solar da Baronesa-  Centro Cultural da Universidade de São João Del Rei (UFSJ)

    Neste local sempre acontece exposições. No dia que fui estava acontecendo uma exposição- Dimas Primeiro- que mostrava o primeiro bairro de SJDR.

 

  • Museu Ferroviário e passeio de Maria Fumaça

Museu Ferroviário- São João Del Rei

Museu Ferroviário

 

Ele se encontra na estação ferroviária, e é muito interessante que há um vagão de luxo utilizado na época colonial  além de muitos objetos antigos: telefones, máquinas de telégrafos, relógios sinos além de contar um pouco da história da  ferrovia.

  • Conhecer Tiradentes

Tiradentes é a cidade vizinha de SJDR e vale a pena conhecer porque ela é muito linda. Você pode fazer um bate volta, ou mesmo se hospedar lá.

Fica a dica:

  • Se você for visitar o Museu Regional, Museu de Arte Sacra e o Memorial Tancredo Neves, não deixe para fazê-lo no domingo a tarde, eu fiquei impressionada porque no domingo a tarde vários lugares estavam fechados. Se informe antes.
  • Se for fazer o passeio de Maria Fumaça de SJDR para Tiradentes no domingo, o ultimo horário de retorno é as 15:00h. Mas, caso opte por fazê-lo no domingo você pode voltar de ônibus.
  • Não deixe de experimentar o picolé do Amado em SJDR é realmente muito bom, tem até reportagem falando dele, vale a pena!

Como chegar:

De Belo Horizonte. Há um ônibus que faz este trajeto que é a Viação Sandra.

Hospedagens

Na cidade há muitas pousadas e hotéis, mas gostaria de sugerir o AZ hostel , que é muito bom, no centro da cidade. A dona é uma graça, além do carinho que tem com os hóspedes dá altas dicas de eventos  na cidade.

Gosta de cidades históricas? Talvez goste disto:

Dicas de passeios em Ouro Preto

Conheça a charmosa Paraty

 

E então animado pra conhecer São João Del Rei? Aposto que vai gostar!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code